Sou do atendimento e gostaria de enviar as demandas para a criação, como fazer isso?

Neste artigo veremos em de uma forma simples e rápida como as demandas abertas pelo atendimento chegam na pauta do criativo

A abertura do projeto pode ser considerado o passo mais importante dentro do iClips.
É através dele que é dado o start para outras demandas de diversos setores de sua agência. Por isso seu preenchimento correto é ainda mais necessário.

Como abrir um projeto corretamente?

Como já citado acima, o preenchimento correto do projeto é vital para o andamento das atividades dentro da agência. O setor de Atendimento é o responsável por abrir e preencher as informações principais do projeto. Para tal, é imprescindível que pequenos detalhes sejam preenchidos. Para que as demandas cheguem na pauta do criativo, duas ações não podem deixar de ser preenchidas. São elas: Status do projeto e da peça.

Status do projeto

Ao abrir o projeto alguns itens são de preenchimento obrigatório. Esses itens estarão listados com uma coluna vermelha na lateral do campo. Para que a demanda seja encaminhado para seu criativo, o status do projeto deverá estar em :
Autorizado
, Risco ou Concorrência. Lembre-se que projetos abertos pelo cliente via o módulo de comunicação do cliente chegam ao iClips da agência com status "aberto pelo cliente" e precisam ser "autorizados" para que as demandas cheguem até à criação.

satus do projeto

                                                
 - Autorizado:
Cliente já aprovou a realização do projeto.
- Risco: Esse status é usado quando é criado um projeto para o cliente, sem que ele tenha solicitado. Com isso, o projeto pode ou não ser aprovado.                                                                      - Concorrência: Esse status é usado quando o projeto se trata de uma licitação/concorrência que a agência está participando e precisa produzir demandas antes do resultado da concorrência.

Os demais status podem ser utilizados também. Porém, sua demanda ficará " retida" com a equipe de atendimento. Um bom exemplo é o status stand by. Ele poderá ser usado quando o atendimento ainda não tiver todas as informações necessárias para concluir a abertura do projeto, porém, nada impede de começar a inserir as informações aos poucos, e quando tudo estiver preenchido, o atendimento só precisará mudar o status para Autorizado, Risco ou Concorrência.
Vale ressaltar que para preencher os outros itens do projeto como briefing, tarefas e peças você deverá salvar seu projeto antes.

Status da peça

Da mesma forma que o projeto, a peça também precisa estar direcionada corretamente, por isso ela tem as caixinhas de seleção de Rede Social, Orçamento e Mídia.

peças status

                                                              
A marcação de cada checkbox indica quais caminhos essa peça irá percorrer pelo sistema. Segue abaixo um resumo para cada opção.
Rede social: essa opção libera para a criação o preenchimento dos campos de preenchimento e preview referentes à cada rede social (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outras).
Mídia: Peças com essa marcação indicam se ela tem alguma ação de mídia vinculada à ela (planejamento de mídia ou mapa de mídia - P.I)
Orçamento: Esse status indicará que a peça terá um orçamento gráfico vinculado à ela. Para que futuramente a equipe de produção consiga associar um orçamento gráfico, essa marcação não poderá faltar.

Ao selecionar as peças que serão desenvolvidas, é necessário também que o status delas seja preenchido corretamente. Existem 5 opções para o status da peça, são eles:

  • Aberto pelo cliente: peças que vieram do módulo de comunicação com o cliente e foram solicitadas por ele.
  • Cancelado: peças que foram canceladas durante o processo. (esse status não envia às demandas para a criação).
  • Em andamento: peças que já podem ser executadas pela equipe criativa.
  • Finalizado: peças com esse status normalmente já passaram por todo o seu fluxo e foram concluídas. Se esse status for colocado manualmente a peça não será encaminhada para a criação.
  • Stand by: peças que estão pausadas por algum motivo. (esse status não envia às demandas para a criação)
satus

 
Cada status, tirando o de "Em Andamento", possui uma tag para facilitar a visualização do atendimento e tráfego da agência, conforme mostrado acima.

Conclusão

Vimos nesse artigo a importância do preenchimento de alguns itens essenciais para que a demanda do atendimento chegue na pauta de criação. Essas ações funcionam como integração entre os setores e são muito importantes para o desenvolvimento dos trabalhos internos. São ações simples que ajudarão sua agência a otimizar os trabalhos, gerando assim, uma maior produtividade de sua equipe!

Links relacionados: