Régua de cobrança

Aprenda a utilizar esse benefício gratuito para clientes que emitem boletos via PJBank

Você que já utiliza o PJBank para emitir seus boletos com a facilidade de tarifa única por boleto pago e zero preocupação com arquivos de remessa e de retorno vai ganhar ainda mais vantagens com a chegada da régua de cobrança ao iClips. E você que ainda não utiliza pode começar a aproveitar agora essa novidade!

A régua funciona como um manual de cobrança, em que cada ponto de contato possui uma mensagem personalizada enviada juntamente com o boleto atualizado. Você pode definir quais serão as datas e mensagens para o envio do boleto e com isso a chance de efetivação do pagamento em dia por parte dos seus clientes é potencializada. 

Quer aprender como configurar essa funcionalidade no iClips?

Se você ainda não utiliza o PJBank para emitir os seus boletos, o primeiro passo é vincular sua conta a ele. 

Vá até módulo do financeiro  > conta, edite a conta desejada e clique em "Vincular conta ao PJBank". 

A conta será vinculada e na aba de "dados do boleto" você pode definir as porcentagens de juros e multa. 

Definindo como será sua régua de cobrança

Vá até configurações > configurações do iClips > régua de cobrança. Essa é a tela inicial:

Algumas informações importantes:

  • Você pode personalizar o assunto e o corpo do email.
  • Para facilitar a sua vida, nós sugerimos inicialmente três emails para a sua régua: 5 dias antes do vencimento, no dia do vencimento e 5 dias depois. Mas você pode alterar esses prazos e acrescentar novos envios de acordo com a sua necessidade, como 10 ou 2 dias antes do vencimento. É legal também fazer testes A/B e analisar quais estratégias funcionarão melhor no seu caso.
  • Os emails são enviados automaticamente todos os dias a partir da 0h. 
  • Cada linha tem a opção de enviar o email antes ou depois do vencimento. 
  • Se você quiser enviar um boleto no dia do vencimento coloque 0 (zero) dias antes ou depois do vencimento. 
  • Quando o lançamento for baixado manualmente a régua será automaticamente desabilitada.
  • Se você alterar a forma de envio da régua todas as régua já configuradas serão alteradas para a configuração atual.
  • Estão disponíveis algumas variáveis para que você personalize as mensagens, como nome do cliente, valor do boleto e email da agência. Assim você pode montar o seu email de acordo com a mensagem desejada, passando informações suficientes para que o cliente efetue o pagamento. A palavra-chave aqui é facilidade. Quando você começa a digitar o nome da variável no corpo do email o iClips sugere as possíveis para você selecionar.

Dicas:

  • Fique atento à linguagem utilizada: por mais que a inadimplência seja algo prejudicial para sua agência, é um momento delicado e a forma como você cobra o seu cliente faz toda a diferença. Seja claro, informe quais produtos e serviços geraram aquela cobrança e como ele pode quitá-la. Não esqueça também de pedir que o cliente desconsidere o email se já tiver pago o boleto.
  • Deixe claro por quais canais ele pode entrar em contato com você. Por mais que o processo seja simples, em algum momento o cliente pode ter que reportar algum problema técnico, tirar dúvidas ou enviar um comprovante para agilizar a entrega de algum serviço. Por isso é importante que o email tenha um telefone ou email de contato de quem pode ajudá-lo, seja o atendimento da conta ou o financeiro da agência.

Como colocar a régua de cobrança para funcionar?

Vá até configurações > clientes, edite o cliente que você desejado e na aba de dados marque a opção "vincular régua de cobrança".

A partir daí, todos os lançamentos a receber desse cliente serão afetados pela régua e os boletos criados automaticamente!

Você pode acompanhar o fluxo de envio de emails no menu lateral direito dos lançamentos financeiros.

Lembrando que quando o boleto é liquidado, ou seja, quando o dinheiro cai na sua conta, o lançamento é automaticamente baixado no seu iClips.

Além de deixar a cobrança mais profissional, melhorar os recebimentos financeiros e ajudar na prevenção de esquecimentos, a régua de cobrança otimiza os processos da agência e mantém o cliente sempre por perto, num relacionamento saudável. Com essas dicas ficará mais fácil diminuir a inadimplência em sua empresa e consequentemente os custos com cobranças.

Encontrou sua resposta?