Quais os benefícios da estimativa

Neste artigo você verá em poucos minutos os benefícios da estimativa

O que é estimativa?

A estimativa é a base para uma boa precificação. É através dela que sua agência conseguirá determinar os valores cobrados por cada projeto. A base de cálculo engloba tantos os custos internos quanto os serviços que serão terceirizados, como fornecedores gráficos, veículos de mídia offline, mídia digital e a elaboração do evento. Com essa visão mais ampla a agência será mais assertiva aos passar os valores para o cliente, minimizando e, em muitos casos, eliminando a possibilidade de prejuízo. 

O caminho é: contratos > estimativa

Ao entrar na tela, você precisará selecionar um projeto para realizar a estimativa. Para isso, basta clicar no botão "+Nova Estimativa"

Irá abrir um poup-up e você selecionará o projeto desejado.

Vamos detalhar cada item da estimativa, para que o entendimento fique melhor.

1. Cabeçalho

 Nas informações que aparecem no topo da estimativa nós temos a informação daquilo que foi estimado como valor de proposta, o valor estimado para a agência, i lucro estimado e por fim a margem de lucro que, de acordo com a estimativa, você terá. 

 

2. Custos Internos

Dentro da estimativa, o custo interno representa os custos da agência para realização do projeto. Esses custos são mensurados a partir da quantidade de horas trabalhadas x valor da hora dos funcionários relacionados que irão desempenhar alguma ação no projeto ou até mesmo de acordo com o perfil do departamento que trabalhará no projeto. Para que o custo interno seja ainda mais preciso, orientamos que o valor da hora de trabalho do funcionário não seja baseado somente no valor do salário, mas sim, que seja incluído os custos de estrutura da agência (custos fixos). 

Para completar o cálculo de custo interno, você poderá inserir uma margem de lucro sobre o custo interno que você deseja receber, e o valor de impostos.

 

3.Serviços de terceiros

Quando se faz uma estimativa para um projeto completo, deve-se incluir os serviços de terceiros (Orçamento, Evento, Mídia e Mídia Digital).
Em cada campo você irá preencher os valores estimados com as demandas de terceiros, suas comissões e honorários.  Esses itens serão somados no valor total da proposta e no lucro estimado. 

 

4. Vantagens da Estimativa

Além de ter uma visão mais assertiva sobre os custos e lucros previstos em cada projeto, o tráfego acompanhará o estimado x realizado com relação as horas estipuladas no projeto (timesheet). Com isso, haverá ganhos de controle e acompanhamento para que sua equipe não utilize horas além do previsto na estimativa. Para acessa-lo basta seguir o caminho Projetos > Gestão de atividades > Relatório > Planejamento

Nessa tela você poderá usar também os recursos de busca avançada para localizar a estimativa desejada e imprimir um relatório em PDF ou Excel. 

Você terá o acompanhamento do que foi planejado, o que foi realizado e a variação de tudo isso em porcentagem. 

Outro ponto de comparação será no fechamento da proposta. Pois, no resumo, aparecerá o valor que está na proposta, o que foi estimado e o que foi efetivamente aprovado pelo cliente.

 

E aí, este artigo ajudou? Avalie e compartilhe com sua equipe! ♥