O que são as categorias e como devem ser definidas?

Imagine que você mudou para uma nova casa e precisar organizar todos os seus objetos da melhor forma possível e, para isso, foram adquiridas caixas organizadoras. 

Sua intenção é reunir todos aqueles objetos misturados e separá-los de acordo com o tipo de cada um em caixas específicas.

Ficou empolgado com o seu novo blog e os novos conteúdos? 

Então, imagine que os seus primeiros visitantes começaram a acessá-lo buscando por assuntos específicos, mas todos os posts estavam misturados.

E agora? Como fazer?

Utilize categorias

As categorias no WordPress são justamente as caixas adquiridas para organizar os objetos. Porém, diferente disso, elas vão organizar todas as postagens do seu blog conforme o assunto de cada uma.

Assim, os visitantes conseguem encontrar o conteúdo de interesse de forma mais prática e o blog se torna mais organizado. Ótimo, não?

Agora, imagine que você tem um blog de advocacia e precisa organizar as postagens dele. Suas categorias poderiam ser:

  • Direito Tributário;
  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Trabalhista.

Em cada uma dessas categorias ficariam as postagens que tratam dos respectivos assuntos. 

Então, se um visitante estivesse procurando apenas informações sobre Direito Civil, bastaria acessar a categoria “Direito Civil” para ter acesso a todo conteúdo relacionado.

Outro benefício é o fato de que, ao utilizar bem as categorias, consequentemente, o posicionamento do seu blog nos buscadores também melhora. 

Afinal, dessa forma, encontrar os seus conteúdos para realizar a indexação e o ranqueamento será muito mais fácil.

Categoria x Tags

Uma forma complementar de organizar os seus conteúdos é por meio de tags. Com elas, é possível classificar assuntos relacionados ao tema da categoria.

Assim, as categorias ficam responsáveis por classificar as postagens por temas e as tags por classificar pelos assuntos tratados dentro desses temas.

Em um blog de um salão de beleza, por exemplo, dentro da categoria “Cabelos”, poderíamos encontrar nos conteúdos algumas dessas tags:

  • Lisos;
  • Encaracolados;
  • Loiros;
  • Ruivos.

Organizando dessa forma, o visitante consegue, ainda mais facilmente, encontrar justamente aquele conteúdo que estava procurando.

Certamente você nunca teve boas experiências ao ficar procurando desesperadamente um objeto que estava dentro da sua casa. 

Não vê a hora de organizar o seu blog? Então vamos aprender como adicionar, editar ou remover uma categoria.

 

Caso tenha alguma dúvida, não hesite em acionar ao nosso Suporte ou entrar em contato através do email atendimento@rockcontent.com.