Nota fiscal de repasse

Saiba como emitir esse tipo de nota fiscal no iClips

A nota de repasse é utilizada pela agência quando ela recebe o valor total do cliente, repassa uma parte para o fornecedor e fica com a sua comissão.

Nesse caso a nota vai com o valor total para o cliente, mas o imposto só incide sobre o valor que efetivamente fica para a agência.

O primeiro ponto a se considerar é o cadastro da agência. Ao editar o cadastro da agência, verifique se a aba de DADOS e a de NOTA FISCAL E IMPOSTOS estão com todos as informações preenchidas corretamente, incluindo as alíquotas de impostos.

giff nota fiscal

Em seguida confira se o item que você irá gerar nota fiscal já está lançado em seu financeiro. Pode ser necessário lançar um item do pré faturamento ou criar um novo lançamento.

Vamos então à emissão da nota de repasse.

Vá em FINANCEIRO > NFS-e > Lançamentos (Gerar NFS-e).

Selecione um ou mais lançamentos que irão compor a sua nota fiscal e clique em GERAR SEM ENVIAR. 

giff 2 nota fiscal

É importante não enviar o lote diretamente porque você terá que fazer duas mudanças:

  • Base de cálculo: nesse campo você irá informar sobre qual valor de fato irá incidir o imposto da nota. Então a nota pode ser no valor cheio, mas a base de cálculo será sobre somente o valor de comissão da agência. Note que ao mudar a base de cálculo os outros campos como deduções e valor do imposto serão alterados automaticamente.

Feita essa alteração, clique em GERAR SEM ENVIAR novamente. A nota ficará na aba de PENDENTES.

  • A segunda mudança que possivelmente terá que ser feita é no item Lista Serviços (LC 116/2003), também conhecido como código da atividade. Pode ser que o código desse item seja diferente das notas de serviços que a agência emite normalmente. Verifique com seu contador se esse é o caso na sua cidade. Se for, vá até a aba de notas pendentes, clique no lápis para editar a nota desejada e em seguida faça a alteração e em seguida clique em SALVAR.
giff 3 nota fiscal

Depois disso, volte à aba de notas pendentes, clique na nota desejada em depois em ENVIAR LOTE.

Pronto, sua nota será enviada para a prefeitura. Depois de alguns minutos você pode clicar no ícone com duas setinhas verdes para verificar se a nota foi processada:

Depois disso, as notas ficarão na aba de ENVIADAS disponíveis para consulta e para envio ao seu cliente.

Lembre-se que as telas de informações de notas fiscais podem sofrer pequenas alterações de acordo com a cidade em que fica localizada a sua agência.

Em caso de dúvidas, não deixe de nos chamar no chat do iClips!

Artigos relacionados:

  • Como gerar NFS-e
  • Como cancelar uma NFS-e
  • Tipos de faturamento