Mídia paga no iClips

A Mídia paga é aquela na qual a agência/cliente investe em compra de espaços ou impressões nas mídias digitais e sociais.  Os custos variam muito e estão relacionados com o tamanho da audiência. Esses custos envolvem algumas siglas:

CPA: Custo por Aquisição

O CPA é o cálculo mais importante para qualquer negócio: representa o valor que você investe para conseguir um cliente, ou realizar uma venda efetiva — seja para comprar um smartphone de última geração, seja para se inscrever em uma corrida beneficente. 

CPC: Custo por Clique

O CPC é o custo que você paga por cada cobiçado toque na tela, no teclado ou no mouse. Em geral, quanto mais cliques você receber, menor será seu CPC e melhor será a campanha publicitária.

CPF: Custo por Fã

O CPF é a métrica que define o preço que você paga por cada fã (usuário recorrente daquele artista/produto) que interage com anúncio realizado para algum público específico, normalmente utilizado para campanhas mais direcionadas para algum público.

CPM: Custo por Mil Impressões

O CPM é o preço por cada 1.000 clientes potenciais que veem seu anúncio. É a unidade padrão para avaliar a rentabilidade de uma campanha.

CPP: Custo por Ponto

O CPP é o valor a ser investido para alcançar um objetivo. Ele deve ser considerado no momento de definição do orçamento/planejamento, já que avalia quanto a empresa investirá para alcançar sua meta, independentemente de qual seja ela.

CPV: Custo por Visualização

O CPV é a métrica que define o preço que você paga quando um usuário assiste seu vídeo de anúncio, usualmente utilizado para anúncios no Youtube ou portais de notícia.

CPE: Custo por Engajamento

Mais abrangente que o CPC, o CPE é o valor médio que você paga por qualquer interação com o consumidor: cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos ou se ele ficou extremamente feliz com a experiência.

CPI: Custo por Impressão

O anúncio deve ser atraente para o consumidor clicar nele. O CPI é o valor médio que você paga sempre que um cliente potencial visualiza seu anúncio.

Para fazer o cadastro da tabela de preço com esses tipos de venda você vai em Configurações > Veículos > Cadastra um novo veículo ou edita algum já cadastrado > Aba Tabela de Preços >  Depois seleciona Tipo de Mídia: Internet e por último cadastrar os itens dessa tabela. 

Mídia digital

Existem outras métricas importantes que ajudam sua agência a entender se o planejamento da campanha digital teve uma boa performance, são elas:

CR: Taxa de Conversão

Para calcular uma CR, divida o número de pessoas que executaram uma ação pelo número de pessoas que poderiam ter feito isso. Assim, se 100 pessoas visitaram sua loja de skate online e 65 desses visitantes realmente compraram novos equipamentos, a CR é 65/100, ou seja, 65%.

CTR: Taxa de Cliques

Para encontrar a CTR da sua campanha, divida o número de cliques pelo número de impressões veiculadas. Uma CTR significativa indica que o anúncio é relevante e tem forte poder de atração.

ROI: Retorno sobre o Investimento

ROI é a sigla usada para indicar a métrica de Retorno Sobre Investimento. Como o próprio nome já diz, esse indicador visa mostrar se uma empresa teve lucro ou prejuízo com as ações de marketing digital.

No iClips contamos com a integração com o RD Station Marketing que te auxilia a fazer esse cálculo para seus clientes, clique aqui e conheça mais.

Artigos relacionados: