Gestão de Verba

Aprenda como cadastrar e acompanhar a utilização da verba fixa dos seus projetos, inclusive em casos de clientes públicos

O que é verba?

A verba é um valor disponibilizado pelo cliente para serviços com a agência sem estar necessariamente vinculado a um contrato de fee mensal.

Por exemplo, além de um contrato mensal de 20 mil reais para a criação de peças, o cliente também pode estipular com a agência um valor de 10 mil reais por ano para gastos extras com mídia paga.

Se ao cadastrar um cliente você inseriu uma verba para ele e posteriormente vinculou essa verba a algum projeto, é possível acompanhar como está o uso dessa verba em um relatório.

Lembrando que para que os valores gastos apareçam nesse relatório é preciso que as propostas dos projetos estejam aprovadas. 


E como cadastro essa verba no iClips?
Para cadastrar a verba no iClips, o usuário deve ir em Configurações > Clientes > clicar no ícone de editar desse cliente e ir na aba "Verba". Após isso, selecionar "Nova Verba" que abrirá uma tela para preenchimento das informações correspondentes a ela.

Após preencher todos os campos necessários sobre a verba, o iClips te mostra em uma tela de maneira resumida como essa verba foi planejada, quanto já foi gasto e a porcentagem acumulada por ela. Essa tela facilita o controle nos gastos e é uma visualização antecipada do relatório, com informações suficientes para uma primeira análise e acompanhamento.

cadastro verba

Para sabermos como a verba está sendo gasta, é necessário vincular a um projeto e criar propostas com o status "aprovado" para o mesmo.

_4  iClips - Projetos (1)

Com todos esses passos realizados, é possível visualizar informações mais detalhadas sobre a verba no relatório de Gestão de Verba. Vamos conhecer?

Para isso vá em RELATÓRIOS E B.I. > GESTÃO DE VERBA.  A tela vai se abrir em branco. Para gerar os resultados, você precisa utilizar os filtros de busca avançada, selecionando o cliente e a verba:

verba-1

Após configurar a pesquisa, o sistema vai exibir os dados inicialmente num cabeçalho, indicando o valor gasto (e a porcentagem), o valor restante e a verba total.

Em seguida, você verá um gráfico, indicando mês a mês a verba gasta e as curvas que indicam o valor acumulado e a verba total. 

Na linha horizontal você tem o mês e na coluna o valor gasto. A linha amarela indica o valor da verba e em vermelho o acumulado. 

Por fim, você verá a informação do gráfico em forma de tabela. Ali você terá a informação do mês, cliente, valor utilizado e quanto isso representou em porcentagem no valor total da verba.

É possível imprimir o relatório em PDF ou gerar a versão em Excel.

Utilize esse relatório para acompanhar como está a gestão da verba de seus clientes e fazer um melhor uso dela.

Funcionalidade

Ao clicar na opção verba gasta, o iClips exibirá todas as propostas que foram associadas a verba, facilitando assim, o controle dos gastos. A proposta mostrará de forma detalhada em quais itens foram alocados os valores.

                                  iClips - Propostas

Outra opção disponível e visualizar pelo relatório de propostas é o Resumo de Investimento. Esse relatório exibirá todos os valores investidos pelo cliente, e os valores que foram destinados à agência. Vale ressaltar que para chegar até o Resumo de Investimento basta clicar na opção que aparece na aba de navegação da tela de Relatório de Propostas. 

resumoArtigos relacionados:

Cadastrando seus clientes