Fluxo de caixa x Projeção de caixa: Qual a diferença entre eles

Você sabe a diferença entre esses dois relatórios financeiros? Descubra agora!

Os relatórios financeiros são muito importantes na hora de analisar a saúde financeira da sua agência. Por isso nesse artigo você vai aprender como aproveitar o máximo dos relatórios de Fluxo e Projeção de caixa.

O que é possível visualizar no relatório Fluxo de Caixa: 

No Fluxo de Caixa, encontramos todos os lançamentos que já foram baixados (entradas e saídas) no iClips, informações relevantes para analisar o que já foi baixado no iClips e o que já aconteceu na conta bancária da agência.  Ele pode ser acessado através de Financeiro ⇒ Relatórios⇒ Fluxo de Caixa

Com os filtros de busca é possível mostrar o saldo inicial e o saldo final do período analisado - resultado das alterações entre receita e despesa. A visualização pode ser de forma resumida ou detalhada. 

Além do Fluxo de Caixa, é possível ter essas informações em formato de gráfico ou extrato. 

A visualização em formato de extrato traz informações bem parecidas com um extrato bancário: valor da despesa/receita, data e saldo final da conta. É excelente para comparar se tudo o que aconteceu no extrato bancário também foi lançado no iClips.

O que é possível visualizar no relatório Projeção de Caixa: 

Ao contrário do relatório de fluxo de caixa (que analisa o que já foi baixado), o relatório de Projeção de Caixa tem como objetivo analisar os lançamentos futuros (a receber/a pagar). Ele é acessado através de FINANCEIRO ⇒ RELATÓRIOS ⇒ PROJEÇÃO DE CAIXA

Esse relatório permite uma visão de longo prazo. Essas informações são vitais para um planejamento eficiente e manutenção da saúde financeira da agência. 

Fazendo lançamentos projetados para o futuro, você tem tempo de realizar ações para prever possíveis prejuízos.