Entenda o Pré-Lançamento

Com este artigo, em apenas alguns minutos, você entenderá o conceito e a função do pré-faturamento no iClips

Explicando de forma bem simples, todos os valores enviados ao pré-lançamento podem ser considerados como “dinheiro embaixo do colchão”, ou seja, está lá, você sabe que existe, mas não entrou, nem saiu, ainda não movimentou o seu caixa. 

Em termos mais técnicos o Pré-Lançamento seria um gatilho para o financeiro, uma tela de ligação entre o operacional da agência e o financeiro. Funciona como uma espécie de check list dos valores a serem projetados no caixa da empresa, para que evite que possíveis erros financeiros caiam direto no controle financeiro da agência.

Essa aba contém as informações de lançamentos que devem ser pagos (saída, a pagar), e do que deve ser recebido (entrada, a receber) num determinado período. Nessa tela você também consegue ver as O.Ss (Ordem de serviço), Custos Internos, Mídia, Mídia Digital, que estão vinculados a uma Proposta e foram enviadas ao Financeiro para serem realizados o faturamento. 

Você também consegue enviar para o faturamento os contratos de Fee Mensal criados no cadastro do seu cliente.

 O caminho é fácil, vá em FINANCEIRO > PRÉ Lançamento. 

iClips - Pré-lançamentoPara que ele seja alimentado, é necessário utilizar o menu ‘Propostas’ para aprovar cada item liberado pelo cliente. Essa aprovação faz com que a informação chegue automaticamente para o financeiro da agência. As informações de contratos de fee mensal aprovados no cadastro do cliente que também chegam automaticamente ao pré lançamento.

Na Busca avançada do Filtro você pode buscar por uma palavra-chave, pelo projeto, cliente ou grupo, fornecedor, agência, proposta e tipo ( Receita ou Despesa). Navegue nas abas à esquerda da tela para escolher o tipo de item a ser verificado.

Nessa tela você tem também tem as opções de imprimir essa lista ou exportá- la para o Excel.

  • Entendendo Melhor Cada Aba do Pré-Lançamento:

-> O.S

Na primeira coluna, temos o número da O.S e da proposta que a mesma está vinculada, logo embaixo você tem o projeto e o cliente. 

Na segunda coluna temos as informações do Tipo de Faturamento (Bruto ou Líquido - Direto ao cliente, Direto Agência ou Governo) e o Destino do Faturamento (Receber Honorário do Cliente).

Na terceira coluna fica a condição de pagamento (á vista, a prazo, etc). 

Na coluna de "Entrega" é onde ficam as datad referentes ao dia que o fornecedor tem que entregar o serviço solicitado.  A de "Aprovação" contém a data em que a Proposta que contém aquela O.S foi aprovada. 

A penúltima coluna é referente aos valores, tanto o valor a receber, que fica na cor azul, quanto o á pagar, que fica na cor vermelha. 

Na última fica o botão de Lançar, que envia para a parte de Lançamentos do Financeiro. 

-> Custos Internos

Na primeira coluna tem-se também a numeração daquele Custo Interno e da Proposta ao qual o mesmo está vinculado, além do número e nome do projeto, e do cliente do mesmo. 

A próxima coluna é a de Condição de Pagamento, seguida da coluna que mostra a data em que aquela Proposta foi aprovada. 

-> Mídia

Na parte de Mídia, fica a lista de PIs onde é possível ver o número das mesmas, número da Proposta, nome e número do projeto. 

Na segunda coluna, fica o nome do veículo onde aquela mídia será exposta.

A terceira coluna é referente ao tipo e destino de faturamento daquela PI.

-> Fee mensal

Na primeira coluna você tem o nome do contrato e o cliente ao qual ele se refere. 

Na segunda e terceira coluna, o período de início e fim. 

Na quarta coluna, a forma de pagamento e na quinta, o valor de cada contrato. 

-> Mídia digital

Na parte de mídia digital, você tem a lista com nome e número das mídias e do projeto ao qual ela se refere, além do número da proposta.

Você tem também na próxima coluna o tipo e destino do faturamento, o nome do cliente ou veículo, e os valores. 

  • Como o Pré-Lançamento pode ajudar no dia-a-dia da agência:

Em caso de possíveis erros identificados no Pré-Lançamento o processo de ajuste nos departamentos anteriores se torna mais fácil. Você poderá cancelar qualquer um dos itens, ou apenas solicitar que o responsável altere no orçamento ou evento, custo interno, PI e contrato de Fee. Será necessário alterar a proposta já aprovada e reenviar os itens para o Pré-Lançamento. Assim, se estiver tudo certo, você poderá lançar normalmente e dar continuidade no fluxo do financeiro.
 
Ficou mais simples entender como funciona o Pré-Lançamento? Agora você pode utilizá-lo com mais eficácia e rapidez, evitando possíveis erros nos lançamentos.

Links relacionados: