Como usar o DRE para melhorar sua visão financeira

1. O que é DRE?

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um dos principais relatórios financeiros disponíveis no iClips. De maneira resumida, esse relatório demonstra as operações que foram realizadas pela sua agência em um determinado período de tempo. Nele, visualizamos as receitas, despesas, investimentos, custos, etc.

Para acessá-lo, basta seguir o caminho Financeiro > Relatórios > DRE:

Antes de acessar o relatório, é importante definir a melhor forma de visualização para os seus objetivos. Isso é feito nos campos de filtro:

Na visualização Detalhada, é possível ver o resultado de cada subcategoria de acordo com os lançamentos efetuados:

A visão Resumida simplifica os números ao trazer apenas as categorias:

2. Como usar o DRE em uma agência de publicidade

Para agências de publicidade, o DRE ajudará a visualizar as vendas em uma determinado período por meio da competência. Por exemplo: contratos de Fee Mensal que são fechados em um determinados mês e são pagos ao longo de 12 meses. 

Isso ajudará o gestor a ter uma visão ampla dos lançamentos que foram realizados para aquele período. Para que essa visualização fique disponível, a análise será feita na primeira opção das abas de navegação:

Ao observar o regime de caixa (ou de Competência Realizada), ao contrário do regime de competência, a visualização é feita por meio do valor que efetivamente entrou no caixa da agência naquele período. Essa análise é muito importante, pois sabemos que nem sempre os trabalhos realizados em determinado mês (período) é pago na mesma época. 

 

3. Como o DRE poderá ajudar minha análise sobre os valores de repasse?

Outra análise importante que poderá ser feita pelo DRE é a distinção os valores que “passam” pela agência através de repasse e o que é receita efetiva da agência. Os casos de repasse são muito comuns, e geram dificuldades para que possam ser separados dos recursos que realmente entraram no seu caixa. 

 

Para fazer essa análise, você poderá usar o item “Resultado operacional”. O mesmo contabilizará todas as receitas e despesas, sendo elas operacionais ou não-operacionais. Já em “Resultado final”, os valores não operacionais são desconsiderados:

4. Conclusão

Para facilitar o entendimento desse artigo (eu sei que nele tem bastante coisa!), segue um resumo dos principais motivos para se utilizar o DRE como ferramenta de apoio às tomadas de decisão financeiras:

  • É possível analisar as vendas da empresa pelo filtro de competência;
  • O gestor poderá comparar o previsto x realizado através dos relatórios de competência x competência realizada;
  • A diferença entre o Resultado Operacional e o Resultado Final indicará os valores de repasse que circularam pela agência.