Como gerar relatório de margem de lucro ‘Por Projeto’

Uma informação muito importante para qualificar um cliente é identificar quanto sua agência lucrou em relação ao total investido com um de seus projetos, seja de forma direta ou indireta, como, por exemplo, via recebimento de comissões pagas por fornecedores relacionados a esses clientes. 

No iClips, o relatório Lucratividade do Projeto possibilita visualizar o resultados das movimentações financeiras relacionadas a um projeto específico, o que te permitirá entender se está valendo (ou não) a pena atendê-lo.

Para visualizar esse relatório, vá em Relatórios > Relatórios e B.I. > Lucratividade do Projeto:

A tela aparecerá em branco, exibindo apenas as categorizações nas opções de navegação na parte de cima da página. Para localizar a informação desejada, utilize os filtros de data e cliente:

Ao selecionar os filtros e clicar no ícone de lupa (pesquisar), o sistema exibirá uma tabela com: os valores totais relativos ao custo de cada hora trabalhada; o levantamento de todas as receitas geradas; e o cruzamento desses dados, originando o indicativo de lucratividade:

Ao utilizar as opções de navegação na parte superior da tela, você encontrará a aba “Período”. Clicando nela, será possível visualizar em detalhes (mês a mês) os valores que totalizaram os dados da tela inicial.

Para otimizar sua visualização, você também pode usufruir dos recursos de ordenação da tela, localizados logo abaixo dos campos de filtro:

Caso queira imprimir o relatório em PDF ou gerar uma versão em Excel, basta clicar nos ícones no canto superior direito da tela:

Viu como é simples? Agora você já pode avaliar um projeto é rentável ou não!