Como fazer um ranking dos seus clientes

Como fazer um ranking dos seus clientes

O relatório de ranking de clientes é uma excelente fonte de informações para a agência avaliar como está a sua relação com seus clientes. Por ali é possível visualizar, entre outras informações, os melhores clientes em determinado período a partir de lançamentos baixados ou projeção financeira, por exemplo.

Com esse relatório é possível fazer uma relação entre a quantidade de horas trabalhadas e o custo do trabalho. É possível também analisar pelo filtro do ranking os valores de faturamento e comissão cada cliente traz para a agência. Fica mais fácil ver se determinado cliente está sendo ou não rentável.

Para conhecer, vá em RELATÓRIOS > B.I. > RANKING DE CLIENTES.  A tela vai se abrir em branco. Para gerar os resultados, você precisa preencher os filtros de busca: 

Observe que além de escolher o período, você pode fazer um ranking dos melhores e dos piores clientes, incluindo ou não os dados do grupo. Pode também gerar os resultados somente com base nos itens de entrada ou a receber. 

Após configurar a pesquisa, o sistema vai exibir 4 gráficos. Os dois primeiros listam os 10 melhores clientes em relação às receitas que trazem. 

Por eles é possível visualizar o quanto cada cliente investe na agência e quantos porcento isso representa no faturamento total. O ideal é que nenhum cliente apresente uma porcentagem tão alta, pois sua saída pode representar um grande risco para a saúde financeira da agência. Um faturamento equilibrado entre os clientes é o cenário recomendado.  


Os dois gráficos seguintes, vão rankear os clientes com base no volume de horas trabalhadas e no custo dessas horas.


Na sequência da tela, você verá a informação em forma de lista em ordem decrescente de faturamento. A tabela traz as informações de faturamento, comissão da agência, total investido e porcentagem no faturamento total. As outras colunas trazem dados de horas trabalhadas e custo do trabalho em números e porcentagem. 

A coluna de lucratividade permite avaliar o quanto aquele cliente está sendo rentável ou não. Por ali o gestor pode comparar quanto ele recebe do cliente e quanto ele custa para a agência e avaliar se é o momento de aumentar o valor do contrato ou sua condições. Pode ser que grande parte das horas gastas com o cliente sejam em refações, então talvez a solução seja firmar um número máximo de alterações por serviço e cobrar por solicitações que excedam esse limite. 


É possível imprimir o relatório em PDF ou gerar a versão em Excel. Para isso utilize os ícones 

Utilize esse relatório para acompanhar o faturamento gerado com seus cliente mensalmente e anualmente.

Artigos relacionados:

Encontrou sua resposta?