Como fazer o fechamento do fluxo de caixa

O que é Fluxo de Caixa?

Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira que apresenta as entradas e saídas de recursos financeiros de sua agência. Ele não mostra transações futuras, apenas as que já ocorreram (ou seja, aquelas que já receberam baixa no sistema).

Após os lançamentos de entradas e saídas, o Fluxo de Caixa indica o saldo de caixa para o período projetado.

Para realizar o fechamento do Fluxo de Caixa, basta seguir o caminho Financeiro > Relatórios > Fluxo de Caixa, conforme a imagem abaixo:

Utilize as opções de navegação no topo da tela para selecionar a aba Extrato. Você poderá configurar os filtros desejados, escolhendo conta e data (sempre do dia atual para trás) nos seguintes campos:

A tela se abrirá com os itens descritos em ordem cronológica. Em vermelho estarão as saídas e, em azul, as entradas. Note que, ao final, você terá um resumo do período.

 

Para realizar o fechamento do fluxo de caixa, basta clicar no botão “Fechar caixa”:

 

Um pop-up aparecerá na tela para que você possa confirmar o comando. Ao acionar o “Sim”, o fechamento do caixa é confirmado. A partir daí, não é mais possível inserir ou editar lançamentos pertencentes ao período (salvo os usuários que possuem a permissão de “Alteração Avançada”).

 

Além disso, é possível imprimir o relatório em PDF ou gerar sua versão em Excel. Para isso, basta utilizar os ícones no canto superior direito da tela: