Como fazer análise da projeção de caixa

Com essas informações, será possível saber qual a disponibilidade financeira (Lucro ou Prejuízo) e qual a necessidade de capital de giro para manter a agência. É muito importante trabalhar com projeções, pois os recebimentos das agências quase nunca acontecem no mesmo mês da venda.

 

Ao contrário do Fluxo de Caixa, a Projeção de Caixa analisa os lançamentos futuros (A receber e A pagar). Esse relatório dará uma base de como a agência estará nos meses a vir.

 

Um exemplo de análise importante é entender se a agência está preparada para arcar com suas despesas futuras, tendo em vista que nem sempre os clientes pagam os valores no mês em que a proposta foi aceita, e os veículos costumam pagar as comissões posteriormente.

 

Para fazer a análise da Projeção de Caixa, basta seguir o caminho Financeiro > Relatórios > Projeção de Caixa:

Faça os filtros de data e conta, escolha o nível de detalhamento do relatório e verá os dados em formato de tabela, detalhando mês a mês os valores a receber, a pagar e o saldo final projetado.

Ao utilizar as opções de navegação na parte superior da tela, é possível visualizar os dados em forma de gráfico:

Outra visualização possível é a de Extrato, que traz as movimentações previstas em um determinado período. Para acessá-la, basta configurar os filtros desejados, escolhendo sempre conta e data (do mês vigente em diante) nos campos abaixo:

A tela mostrará os itens descritos em ordem cronológica. Em vermelho estarão os lançamentos A Pagar e em azul, A Receber. Note que, ao final, você terá um resumo do período e o resultado final das projeções:

 

É possível imprimir o relatório em PDF ou gerar uma versão em Excel. Para isso, basta clicar nos ícones do canto superior direito: