Como calcular as comissões a serem pagas pelo atendimento

O iClips permite que você deixe esses padrões pré definidos e ganhe tempo na hora de fazer os lançamentos financeiros

Se os atendimentos de sua agência recebe, comissão sobre os contratos de fee mensal ou sobre as propostas aprovadas, você pode deixar os percentuais cadastrados e lançar diretamente no sistema.

Para começar, em CONFIGURAÇÕES > COLABORADORES, edite o funcionário desejado e vá até a aba salário/comissão. Assinale ali os percentuais de comissão do atendimento nos campos abaixo:

6-12

 

O iClips calculará a comissão a partir de 2 itens:

  • Contratos de fee mensal aprovados de clientes que ele seja atendimento. Nesse caso, para que o funcionário seja comissionado, ele precisa ser o atendimento do cadastro daquele cliente. Acesse CONFIGURAÇÕES > CLIENTES, edite o cliente desejado e insira o atendimento. 
7-33616

 

Na aba de fee mensal, quando ele inserir um contrato e aprovar, automaticamente sua comissão será registrada no relatório.

  • A outra forma de receber comissões é sendo o atendimento do projeto. Quando uma proposta é aprovada para esse projeto, a comissão também será contabilizada para o seu atendimento de acordo com os itens aprovados que possuem comissão cadastrada: custos internos, mídias, OSs e honorários.

Vamos conhecer agora o relatório que compila esses dados.


Vá no MENU RELATÓRIOS E B.I. > COMISSÕES DE ATENDIMENTO. A tela aparecerá em branco, exibindo apenas as categorizações nas opções de navegação da esquerda. 

Selecione o atendimento e, se quiser, faça o filtro com cliente, projeto ou data específica.

9-5

 

Após finalizar a pesquisa o sistema exibirá dois itens: ‘Cálculo sobre vendas do período’ e ‘Cálculo sobre faturamentos do período’.

Você poderá escolher qual regra seguir para fazer o pagamento. 

  • O cálculo sobre vendas do período considera os contratos de fee mensal e as propostas aprovadas e que não precisam estar necessariamente faturados. 
10-7
  • O cálculo sobre o faturamento do período considera o que já foi efetivamente lançado pelo financeiro, ou seja, saiu do pré faturamento.
11-7


Clicando em cima da informação ‘Lançar’ você é direcionado à tela original de lançamentos e poderá efetivar a movimentação financeira. 

A outra opção de navegação da esquerda é o item Detalhe Vendas. Ali estarão categorizados entre ‘O.S\Honorário’, ‘Mídia’, ‘Custo Interno’ e ‘Fee Mensal’, os itens que (somados) geraram os valores totais de comissão exibidos no ‘Resumo’. 

12-3123123123125

 

É possível imprimir o relatório em PDF ou gerar a versão em Excel. Para isso utilize os ícones 

13-7

Artigos relacionados:

Encontrou sua resposta?