Como cadastrar um centro de custos

Antes de começar a falar sobre como cadastrar um centro de custos, vamos entender para que ele serve na sua agência.

Centro de Custso pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, departamentos da mesma. Os centros de custos são importantes para agrupar receitas e despesas específicas de determinado setor (ou departamento), separando de maneira mais clara e organizada as movimentações financeiras de cada área da sua agência.

Além disso, essa discriminação financeira possibilita maior autonomia aos diferentes setores da agência, já que, ao fragmentá-la em diversos pequenos setores,  cada departamento passa a ser responsável tanto pela própria geração de receitas quando pela própria aplicação dos recursos disponíveis em despesas.

Agora que você já tem uma ideia melhor da utilidade do Centro de Custos, vamos ao cadastro! Para cadastrar um centro de custos, vá no menu esquerdo e siga o seguinte caminho: Financeiro > Centro de Custos, conforme a imagem abaixo:

Na página de Centro de Custos, basta clicar no botão rosa, no canto superior direito (+ Novo Centro de Custo) para que a seguinte janela se abra:

Basta digitar o nome do Centro de Custos e, em seguida, clicar no botão + Nova verba. As seguintes opções aparecerão para você:

Basta preencher a Verba, o ano ao qual ela está vinculada e clicar em Salvar.

Para que você possa associar esse Centro de Custo que acabou de ser criado a alguma receita/despesa, basta incluir essa informação junto ao lançamento financeiro.

Você pode vincular a um único ou a vários centros de custos. Para isso, basta clicar no botão + Novo item e distribuir os valores para cada um dos centros.

Você pode preencher apenas a porcentagem ou o valor, que o campo restante será calculado automaticamente! Além disso, como uma forma de te auxiliar a monitorar se todo o valor do lançamento foi contemplado nessa distribuição entre os centros de custo, o Total aparece no canto direito, conforme imagem abaixo:

Enquanto o total estiver em vermelho, significa que o valor total do lançamento (R$ 5.000,00, nesse exemplo) ainda não foi atingido, e isso se aplica tanto a valores abaixo quanto acima do lançamento. Quando a distribuição de centro de custos atinge o valor exato, o total adquire a cor verde.

Dessa forma, você consegue saber sem dificuldades quando a divisão entre os centros de custo atingiu o valor exato do lançamento!

Encontrou sua resposta?