Cadastrando seus clientes

Mais um artigo que mostra a importância dos cadastros serem completos!

Quando se fala em Cadastro de Cliente, cada detalhe é sempre bem vindo! O ideal é mantê-lo completo para que você tenha sempre em mãos todas as informações relacionadas ao seu cliente.

Se você já possui uma planilha com todos os seus clientes registrados, o iClips tem uma funcionalidade que você com certeza vai adorar: é possível importar sua planilha de clientes para dentro do nosso software!

E é bem fácil, olha só.

  1. Na página que mostra a lista de clientes, basta clicar no botão de importação.

2. Em seguida, é só baixar a planilha de importação, clicando no link indicado na imagem abaixo:

 3. Nessa planilha você pode transferir as informações dos clientes, e aí é só fazer o
upload da planilha de volta para o iClips, conforme as instruções na imagem.

IMPORTANTE: É preciso baixar o modelo para importação, pois o formato de planilha
aceito pelo iClips é diferente do formato padrão do Microsoft Excel!

Viu como é fácil? Agora, se esse não é seu caso, e você pretende começar o cadastro do zero dentro do iClips, os caminhos são esses:

Para iniciar o cadastro do cliente no iClips, existem duas maneiras. Para a primeira, basta seguir esse caminho:

  • Clique no botão + no menu esquerdo
  • Clique na opção Clientes
  • Você será redirecionado para a seguinte tela

A segunda maneira é a seguinte:

O menu lateral se expandirá, liberando a opção de realizar diversos cadastros. Dentre
essas opções, basta clicar em Cliente:

Clicando na opção Cliente, você será direcionado à seguinte página:

Clique no botão + Novo Cliente para chegar à página de cadastro do cliente.

É nessa tela que você colocará as principais informações sobre o seu cliente! Dentre todas elas, no entanto, o Nome e a Razão Social são elementos obrigatórios para que você consiga finalizar o registro.

Além dessas duas informações essenciais, existem alguns outros itens que, se
preenchidos, te ajudarão muito em ações futuras no nosso software! São eles:
Modelo de projeto: facilita a abertura de um Projeto” para esse cliente. Seu benefício é padronizar informações pertinentes ao cliente, como perguntas de briefing, input de peças e tarefas. Por exemplo: se para um determinado cliente eu sempre realizo trabalhos de criação e gerenciamento de posts em redes sociais, posso criar um Modelo de projeto e deixá-lo selecionado no cadastro.

Cliente restrito ao Atendimento/Auxiliar/Seguidores: quando esse item estiver marcado, somente o atendimento, o auxiliar, os seguidores (se houverem) e pessoas que forem marcadas nas tarefas e peças do job possuirão acesso às informações desse cliente. As únicas pessoas que não perdem a visão desse cliente são o Financeiro e quem tiver a permissão de Administrador do iClips.

É possível selecionar essa opção conforme a imagem abaixo indica:

Após o preenchimento, salve para prosseguir aos demais itens do cadastro. Ah, e você também consegue transformar um cliente em fornecedor, caso ele também preste serviços para a agência!

A aba Endereço é importante principalmente se você for gerar notas fiscais pelo iClips. Sem essa informação, a nota não será enviada. Um detalhe muito legal é que basta saber o CEP do cliente que a maioria das informações aparecem na tela, e o restante você pode incluir, caso necessário!

Na tela Informações Complementares, você insere informações exclusivas do cliente,
como dados de conta, descontos exclusivos, tipo de faturamento combinado, condição e data de pagamento, entre outros. Incluímos também os Produtos e Serviços e Setor de cada cliente.

Os Contatos são as pessoas que mais falam com o atendimento/auxiliar do cliente.
Quando a agência usa o iJob do iClips, é nessa tela que é inserido o login e senha para o acesso do cliente. Quando marcamos a opção “Pode abrir job p/ o grupo?”, significa que o contato desse cliente, no caso de um grupo, pode abrir job para todos eles.

Fee Mensal é o lugar no qual você inclui seu contrato com o cliente. Nessa tela, você
preenche os dados sobre o contrato e consegue anexar um que já exista. Caso queira, você pode criar um contrato no próprio iClips preenchendo o campo Descrição. Ali, você também pode definir as condições de pagamento, como data, valor e forma de recebimento. Assim, as informações já chegam corretamente para a sua equipe financeira! Lembrando que os lançamentos só aparecem na tela de Pré-faturamento se a opção Aprovado pelo cliente estiver marcada.

A Verba é o valor que seu cliente destina para uma campanha específica. Seu valor é
preenchido nessa tela, e aparecerá na abertura de projetos. A Verba também pode ser acompanhada pela tela de cadastro do cliente e no relatório de Gestão de Verba.

Perfil do Cliente é uma das partes mais importantes neste cadastro. Nele, normalmente são inseridas as informações mais relevantes. Você consegue incluir a vida desse cliente ali dentro! Informações que podem ajudar - e muito! - a manter esse cliente sempre ao seu lado.

Na aba de Comentários é possível descrever algo relacionado àquele cliente que seja
pertinente. Além disso, você pode mencionar uma pessoa dentro do iClips para direcionar a ela o comentário. Para isso basta usar a “@” e o nome da pessoa. Também é possível anexar fotos ou documentos.

Em Histórico estão todas as informações que preenchemos até agora relativas ao cliente. Eles são automáticos, ou seja, aparecem logo após você realizar alguma ação dentro do cadastro do cliente. Nesta tela, tudo o que é feito para esse cliente é documentado como alterações no seu cadastro.

E por fim, há a Integração, seção na qual você irá vincular as contas de redes sociais e do  RD Station do seu cliente.

O primeiro passo é marcar a opção “Publicar Mídia Digital” na aba de Dados e salvar. Aí é só voltar até a aba Integração e clicar no botão Nova Integração. Selecione a rede social e libere o acesso da página do cliente. Prontinho, agora será possível publicar diretamente pelo iClips nas redes sociais.

Para liberar a aba de integrações, entre em contato com nosso CS através do chat do iClips :)

Que tal deixar todos os cadastros de clientes completos? Compartilhe com seus colegas e não esqueça de avaliar este artigo!